Barragem do Baixo Sabor (foto: EDP.pt)

Domingos Silva Matos, engenheiro civil da EDP Produção, antigo aluno e docente do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi o coordenador do projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, distinguido recentemente com o Prémio SECIL de Engenharia Civil 2014.

Elaborado por uma equipa multidisciplinar da EDP Produção (empresa onde  Domingos Matos tem desenvolvido a sua atividade profissional), o projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor situa-se no concelho de Torre de Moncorvo. É constituída por dois escalões, o do Baixo Sabor, a montante, e o do Feiticeiro, a jusante, e tem uma potência instalada de 189 MW. O escalão do Baixo Sabor, com uma barragem abóboda de 123 metros de altura máxima, tem associada a segunda maior albufeira do país, com 1095 hectómetros cúbicos.

A construção da obra esteve a cargo do agrupamento complementar de empresas denominado Baixo Sabor ACE, constituído pelas empresas Odbrecht – Bento Pedroso Construções, SA, e Lena Construções, SA, tendo a sua fiscalização sido assegurada pela Consulgal – Consultores de Engenharia, SA.

O projeto foi distinguido por unanimidade pelo Júri do Prémio Secil, presidido por António Campos Matos. O prémio SECIL de Engenharia Civil é atribuído de quatro em quatro anos, distinguindo o projeto mais significativo na área da Engenharia Civil.

A reconhecer projetos desde 1992, o prémio SECIL é considerado o galardão de máxima referência em Engenharia Civil em Portugal, contando com a chancela do Alto Patrocínio da Presidência da República desde a sua primeira edição.