Prjeto CLARiSSA – robô de duplo braço para a soldadura de estruturas em construção metálica.

O INESC TEC participa no consórcio SMERobotics, responsável pelo projeto CLARiSSA, vencedor do prémio Projeto Inovador no 8.º Concurso de Inovação promovido pela EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria e pela Revista Robótica. O instituto arrecadou também uma menção honrosa com outro projeto que lidera, o STAMINA.

“Este prémio é o mais relevante no que diz respeito à inovação nacional para a indústria”, realça o investigador do INESC TEC, Germano Veiga. “O prémio demonstra o posicionamento do INESC TEC em projetos de investigação com relação próxima com empresas, com especial enfoque no desenvolvimento de soluções com aplicação nos setores industriais portugueses.

O projeto CLARiSSA – “Cooperative DuaL-Arm Robot for Structural Steel fAbrication” visa o desenvolvimento de um robô de duplo braço para a soldadura de estruturas em construção metálica.

Já o projeto STAMINA – “Sustainable and Reliable Robotics for Part Handling in Manufacturing Automation” deu origem ao primeiro robô manipulador móvel a desenvolver operações de picking na indústria automóvel. Este robô utiliza um sistema completo com sensorização avançada, planeamento, manuseamento de peças e navegação autónoma e integração no sistema de execução de produção da fábrica.

Os prémios foram atribuídos na EMAF, que se realizou na Exponor, de 23 a 26 de novembro, onde o INESC TEC também marcou presença em três stands expositivos.