Vão ser desenvolvidas novas tecnologias para consciencializar os utilizadores a alterarem o seu comportamentos de consumo no trabalho, na escola e em casa.

Desenvolver, integrar e testar novas tecnologias na área de energia e aplicá-las na análise e consequente mudança de comportamentos, são estes os principais objetivos do FEEdBACkFostering Energy Efficiency and BehAvioural Change through ICT, o novo projeto europeu em que o INESC TEC participa.

Estas novas tecnologias deverão ser usadas para envolver os utilizadores de energia e permitir que percebam e alterem o seu comportamento de consumo, com foco em três ambientes distintos (trabalho, escola e casa), atuando em três áreas geográficas diferentes (Norte de Portugal, Mediterrâneo espanhol e Norte da Alemanha).

O consórcio definido para este projeto conta com sete países europeus e inclui instituições de investigação com experiência na área da energia, três pequenas e médias empresas (PMEs) especializadas em e-learning digital, com vista ao desenvolvimento de aplicações destinadas a mudança de comportamento e construção de bases de dados relacionados com a energia, e três organizações que possuem e gerem edifícios, escolas e alojamentos, de âmbitos público e privado, e que estão comprometidas em baixar e otimizar o seu consumo de energia.

Este trabalho pretende acelerar a comercialização de ferramentas, por parte de PMEs, que permitam aos proprietários de edifícios perceber e reduzir o seu consumo de energia. A longo prazo, pretende-se que as empresas incorporem elementos destas aplicações na procura de alteração de comportamentos, tornando-se mais competitivas e contribuindo para o cumprimento de objetivos de sustentabilidade energética promovidos pela União Europeia.

O projeto conta com um orçamento total de 2,4 milhões de euros.