algoritmosO projeto LeanBigData (Ultra-Scalable and Ultra-Efficient Integrated and Visual Big Data Analytics) do INESC TEC foi galardoado com o Prémio madri+d para Melhor Projeto Europeu de I&D de Cooperação, atribuído pela Fundación para el Conocimiento Madrimasd.

Iniciado em fevereiro do ano passado, este projeto europeu pretende criar um sistema capaz de combinar as capacidades de dois tipos de bases de dados – operacionais e analíticas. Os três grandes desafios do LeanBigData prendem-se com a procura de soluções para o processo analítico em “Big Data”: o custo associado ao escalonamento do processamento analítico de “Big Data” para análise de sequências dinâmicas e fontes estáticas; a falta de integração das tecnologias existentes para a manipulação de “Big Data” e os seus elevados tempos de resposta; e ainda o insuficiente suporte ao utilizador final que leva a ciclos de análise extremamente longos.

O LeanBigData é, assim, um sistema inovador e disruptivo que permite uma poupança de 80% do custo em business analytics, que até agora é investido na cópia dos dados da base operacional para a base analítica.

No INESC TEC o projeto, com duração de 36 meses, está a ser desenvolvido por dois centros: o Laboratório de Software Confiável (HASLab) e o Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG). Estão ainda envolvidas nove entidades de seis países: INESC TEC e  Portugal Telecom (Portugal), Universidad Politecnica de Madrid, Computer Asscociates e ATOS (Espanha), Intel (Irlanda), FORTH, Institute of Communication and Computer Systems (Grécia), e SyncLab SRL (Itália).

O Prémio madri+d para Melhor Projeto europeu de I&D de Cooperação premeia projetos de investigação aprovados pela Comissão Europeia correspondentes a convocatórias incluídas no 7º Programa Quadro da União Europeia, coordenados por grupos de investigação pertencentes a Universidades e Centros Públicos de Investigação da Comunidade de Madrid.