João Paulo Teixeira é responsável pelo grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial do ISPUP. (Foto: DR)

O Projeto de investigação GERIA – Estudo Geriátrico dos Efeitos na Saúde da Qualidade do Ar Interior em Lares da 3ª Idade de Portugal, coordenado pelo investigador João Paulo Teixeira, responsável pelo grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e pelo Instituto Ricardo Jorge, venceu o Prémio Arnaldo Sampaio 2016.

O estudo premiado resultou de uma parceria entre engenheiros, técnicos especialistas em qualidade do ar interior e técnicos de saúde, com o objetivo de contribuir para a criação de espaços mais saudáveis e a consequente melhoria da qualidade de vida dos idosos residentes em equipamentos residenciais para pessoas idosas (ERPI).

O projeto avaliou a ventilação e a qualidade do ar interior em ERPI das cidades de Lisboa e do Porto, e o seu impacto na saúde respiratória dos idosos. A partir da identificação de fatores que afetam a saúde e a qualidade de vida dos residentes em ERPI, a quantificação da sua exposição a poluentes e a avaliação da resposta individual a estes estímulos, a equipa liderada por João Paulo Teixeira elaborou uma lista de recomendações sobre fatores que podem afetar a saúde e a qualidade de vida dos residentes em lares e que vão desde o arejamento, temperatura, poeiras, vapores, odores, até à limpeza, humidade e obras nestes estabelecimentos.

Abrir as janelas exteriores diariamente, evitar o uso de termoventilador ou manter a humidade relativa entre 25% e 55% são apenas algumas das recomendações propostas pelos responsáveis do projeto GERIA, que avaliou a ventilação e a qualidade do ar interior, e o seu impacto na saúde respiratória dos idosos, em 53 ERPI das cidades de Lisboa e do Porto. As avaliações da qualidade do ambiente interior aconteceram no período de inverno (novembro de 2013 a março de 2014) e no período de verão (abril a julho de 2014).

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o GERIA (Geriatric Study in Portugal on Health Effects of Air Quality in Elderly Care Centers) foi desenvolvido em conjunto com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT-UNL) e a Nova Medical School (NMS-UNL).

A cerimónia de atribuição do prémio, que é patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, terá lugar no decurso do V Congresso Nacional de Saúde Pública, que se realiza no próximo dia 16 de fevereiro, no Porto.

Sobre o Prémio Arnaldo Sampaio 2016

O Prémio, no valor de três mil euros, destina-se ao melhor trabalho de Investigação em Saúde Pública realizado em Portugal e concluído nos dois anos anteriores ao ano de atribuição do Prémio, apresentado a concurso.