O INESC TEC é o único parceiro português

O INESC TEC é o único parceiro português do projeto.

O projeto REStable (Improvement of Renewables-based System Services Through Better Interaction of European Control Zones) , do qual o INESC TEC é o único parceiro português, foi reconhecido com o primeiro lugar no Franco-German Innovation Award promovido pela Dena (Agência de Energia da Alemanha), em conjunto com a Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Energie (ADEME, França) e o German-French Office for Renewable Energies (DFBEE).

O objetivo principal deste projeto consiste em melhorar e desenvolver serviços com base em energias renováveis e sistemas de armazenamento de energia, explorando o conceito de central “virtual” de energia elétrica.

O INESC TEC vai desenvolver novos algoritmos para controlar a reserva primária e secundária como resposta às flutuações das energias renováveis. Além disso, será feita uma demonstração no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC com o objetivo de apresentar a participação de uma central virtual nos serviços de regulação de frequência, utilizando tecnologia de simulação em tempo real.

Os parceiros ARMINES (coordenador), ARTELYS, HYDRONEXT, HESPUL e MAIA EOLIS constituem o consórcio francês. Já o consórcio germânico é constituído por SOLAR WORLD, ENERCON e FRAUNHOFER-IWES. O INESC TEC é o único parceiro português. O projeto é Financiado pela iniciativa ERA-Net SmartGrids+.