“De Par em Par na U.Porto” será lançado no dia 4 de dezembro, no edifício da Reitoria da U.Porto.

“De Par em Par na U.Porto” é o título do próximo lançamento da U.Porto Edições, com apresentação marcada para o próximo dia 4 de dezembro, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.

Da autoria de Ana Mouraz, investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U,Porto (FPCEUP), e de João Pedro Pêgo, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), este livro constitui um balanço das experiências e atividades do programa homónimo de observação de aulas entre docentes da U.Porto.

O projeto “De Par em Par na U.Porto” assenta numa ideia aparentemente simples: de forma totalmente voluntária, os docentes da Universidade do Porto, agrupados em duetos, disponibilizam-se a observar uma aula numa outra unidade orgânica e a ter uma aula sua observada pelo colega dessa unidade.

São precisamente “as vozes e os testemunhos de quem faz parte deste projeto e que pretende abrir a sala de aula a outros docentes, pares de profissão” que agora se encontram reunidas em livro, como referem os autores na introdução da obra.

Foram dois os motivos que levaram à criação do projeto “De Par em Par” na U.Porto no ano letivo 2010/2011: A vontade de concretizar o alargamento a toda a instituição da experiência de “observação de aulas em parceria” que já tinha sido promovida conjuntamente pela FPCEUP e a FEUP, através do seu Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA); e o interesse em introduzir uma dimensão mais complexa e multidisciplinar a esta iniciativa que foi pioneira em Portugal.

“Ao olhar para estes setes anos volvidos, fazia falta um balanço que permita ao “De Par em Par” ficar apto para as mudanças que se avizinham e são necessárias em todos os processos de desenvolvimento”, explicam os autores Ana Mouraz e João Pedro Pêgo. Assim, este estudo apresenta esses resultados e possibilita, pela forma como o explicita e porque também transmite diversos testemunhos, o seu alargamento a outras instituições de Ensino Superior, em Portugal ou mesmo no estrangeiro.

Agendada para as 18h00, a sessão do lançamento do livro contará com a presença da Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura, Maria de Fátima Marinho, de Raquel Aires Barros, docente do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e de José Manuel Martins Ferreira, Vice-Reitor da Universidade do Porto.

A entrada é livre.