EstudantesSemCara03

Projeto coordenado pela U.Porto pretende apoiar a transição dos novos estudantes para o Ensino Superior.

Para apoiar os estudantes que acabam de entrar no Ensino Superior, a Universidade do Porto criou este ano, em colaboração com outras universidades e politécnicos nacionais, o projeto “Ensino Superior – Sucesso Académico” especialmente dirigido aos estudantes que agora ingressam no primeiro ano do Ensino Superior.

Coordenado pela Universidade do Porto e financiado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior, o projeto conta com a participação das universidades da Beira Interior, Coimbra, ISCTE, Lisboa, Madeira, Minho, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e dos institutos politécnicos de Coimbra, Lisboa e Porto.

O projeto tem por objetivo criar condições e atividades que facilitem a integração, autonomia e aprendizagem dos novos estudantes, para assim minimizar as potenciais dificuldades que poderão encontrar na entrada de um novo ciclo de ensino e potenciar o seu sucesso académico.

Assim, ao longo de todo o ano letivo, serão realizadas em todas as instituições envolvidas um conjunto de iniciativas em contexto informal destinadas aos estudantes de primeiro ano e desenhadas para promover o desenvolvimento de competências pessoais e académicas, mas também desportivas e sociais, nestes novos estudantes do Ensino Superior.

A participação por parte dos estudantes é voluntária e gratuita. Os interessados só necessitam de preencher o formulário de adesão disponível em www.inovacaopedagogica.up.pt para participar nestas atividades.

Todas as potenciais dúvidas ou questões sobre o projeto podem ser esclarecidas através do email [email protected] ou junto da Associação de Estudantes ou do Conselho Pedagógico da respetiva faculdade.