SOLA_projectO projeto SOLA (Spin-Off Lean Acceleration), liderado pela RedEmprendia – rede de universidades ibero-americanas – e que tem como instituição parceira a Universidade do Porto, foi premiado com verbas próximas de um milhão de euros. O financiamento vem do programa Erasmus +, da União Europeia, que visa o fortalecimento de iniciativas empresariais de grande impacto com origem em Universidades.

Desenvolvido com o intuito de acelerar empresas nascidas no seio universitário, o SOLA terá como principal objetivo melhorar as competências e habilidades do pessoal técnico que trabalha nas incubadoras e parques científicos para que possam identificar, e consolidar-se mais rapidamente, empresas de base científica e tecnológica.

O financiamento da União Europeia ajudará a implementar percursos formativos em quatro instituições de ensino superior latino-americanas e outras quatro na Europa. Os módulos formativos irão tratar questões como a metodologia Lean Canvas, a redefinição estratégica de startups, a propriedade industrial e a certificação de qualidade, e a internacionalização de empresas. Esses conteúdos irão complementar as competências dos profissionais que aconselham e acompanham quem procura empreender desde a Universidade.

Além da Universidade do Porto, são parceiras do projeto a Universidad Autónoma de Madrid, Universidade de Santiago de Compostela- e a Universitá della Calabria (Itália) , na Europa, e também, da América Latina, a  Universidade Estadual de Campinas (Brasil), a  Universidade de São Paulo (Brasil) e também a Universidad de Antioquia e a Universidad EAFIT, ambas na Colômbia.