O projeto da U.Porto partilhou o pódio com dois projetos provenientes do México (DR: RedEmprendia)

O projeto “Remote Debugging Service”, da autoria de André Riboira, estudante de doutoramento na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e Rui Maranhão, professor na FEUP, é um dos vencedores da primeira edição do Prémio da Ideia à Ação, promovido pela RedEmprendia, em parceria com o Banco Santander.

Este projeto, que em maio passado conquistou o 2º lugar do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, foi um dos três – o único português –  distinguidos entre os doze finalistas a concurso, recebendo assim um prémio monetário no valor de 3000 euros e um curso de formação no Babson College, nos Estados Unidos da América. O prémio inclui ainda o aconselhamento e assessoria para colocar o projeto em prática.

O “Remote Debugging Service” é uma aplicação informática desenhada para reduzir os custos associados aos erros de programação de software, através de um processo de depuração remota do código, que identifica e localiza os erros enquanto o programa executa. Segundo os autores, a aplicação funciona como um “hospital de software”, realizando exames e diagnósticos de forma mais rápida – reduz o tempo utilizado neste tipo de tarefas em cerca de 75%.

O projeto tem sido acompanhado pela UPIN (UPIN (Universidade do Porto Inovação) responsável pela submissão de um pedido de patente nacional em Fevereiro deste ano, em nome da Universidade do Porto. Além disso, o gabinete de transferência de tecnologia da U. Porto apoiou a participação no concurso Spin2012, apoiando os investigadores na preparação da candidatura.

A primeira edição do “RedEmprendia Spin2012” juntou um total de mais de quarenta e cinco investidores institucionais e privados, provenientes de cinco países (Chile, Colômbia, México, Panamá, Espanha e Portugal), com uma capacidade de investimento total que supera os 420 milhões de euros.

A final teve lugar no fórum sobre empreendedorismo “RedEmprendia Spin2012”, que decorreu em Madrid, nos dias 27 e 28 de novembro.

Sobre a RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsáveis. É composta por 20 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), a Universia – a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa- e o Banco Santander, que através da sua Divisão Global Santander Universidades apoia as atividades da RedEmprendia.