Aplicação criada por André Riboira e Nuno Maranhão deverá ser comercializada em 2013.

O projeto “Remote Debugging Service”, da autoria de André Riboira, estudante de doutoramento na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e Rui Maranhão, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, é o grande vencedor Prémio Universidades / Porto da 2ª série do “The Next Big Idea”, atribuído no âmbito da 15ª Feira do Empreendedor.

O “Remote Debugging Service” consiste numa aplicação informática desenhada para reduzir os custos associados aos erros de programação de software, através de um processo de depuração remota do código, que identifica e localiza os erros enquanto o programa executa. Segundo os autores, a aplicação funciona como um “hospital de software“, realizando exames e diagnósticos de forma mais rápida, reduzindo o tempo utilizado neste tipo de tarefas em cerca de 75%.

A 15ª Feira do Empreendedor decorreu de 22 a 24 de novembro de 2012, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, organizada pela ANJE, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Subordinado ao tema “Made in Portugal”, o evento contou com a participação de 30 ideias inovadoras, das quais as melhores foram convidadas a gravar um dos programas do “The Next Big Idea”, da SIC Notícias.

Das várias ideias apresentadas na 2ª série do concurso, o Remote Debugging Service sagrou-se então o grande vencedor do Porto. Anunciado no passado dia 7 de fevereiro, o prémio atribuído aos investigadores da FEUP consiste numa sessão de mentoring com os responsáveis da REN, Liberty Seguros e SICAL, um momento de reflexão sobre os desafios e próximos passos para passar de uma ideia à concretização de um negócio bem-sucedido.

Recorde-se que, em maio de 2012, o “Remote Debugging Service” conquistou o 2º lugar do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, com um prémio monetário no valor de 3000 euros e com um curso de formação no Babson College, nos Estados Unidos da América. A esta distinção, juntou em novembro de 2012 a vitória na primeira edição do Prémio da Ideia à Ação, promovido pela RedEmprendia, em parceria com o Banco Santander.