UT Austin | Portugal

Programa UT Austin | Portugal vai ser renovado por mais cinco anos.

A segunda fase do Programa UT Austin|Portugal terá a sua sessão de lançamento na Universidade do Porto. Contando com a presença da Secretária de Estado da Ciência, o presidente da FCT e o presidente do CRUP, a cerimónia inaugural da (renovada) parceria entre a universidade norte-americana e a as universidades e centros de investigação portuguesas realiza-se esta terça-feira, dia 29 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Iniciado em 2007, no seio das parcerias estabelecidas entre algumas das mais conceituadas universidades dos EUA e o Governo português, o Programa UT Austin|Portugal será agora prolongado por mais cinco anos, mantendo o espaço de colaboração entre a University of Texas at Austin e as instituições nacionais nas áreas dos Digital Media, da Computação Avançada e da Matemática.

No entanto, esta segunda fase do programa será especialmente focada no desenvolvimento da UTEN – University Technology Enterprise Network, a rede empresarial de comercialização e internacionalização da ciência e tecnologia produzida em Portugal criada no âmbito deste programa.

De acordo com a FCT, sobre as bases criadas pela UTEN será desenvolvido um programa de transferência de tecnologia e de conhecimento de âmbito nacional, que tem como objetivo permitir que empresas portuguesas beneficiem dos resultados dos projetos de investigação, e contribuir para a profissionalização da atividade de transferência de tecnologia.

A Universidade do Porto tem sido uma das mais ativas participantes neste programa, sendo a organizadora, paralelamente a esta cerimónia inaugural, de mais uma edição do festival internacional de digital media “Future Places”.