O “Engenharia num minuto”, programa de divulgação de ciência da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um dos quinze finalistas na categoria “New Media Productions” do European Science TV and New Media Festival 2013.

Este festival é organizado pela EuroPAWS e pela Euroscience, com o objetivo de destacar o potencial para a ciência e tecnologia na produção de televisão e de novos media na Europa. Apresenta sete categorias: New Media Productions, Women in Science, Environment, Medical Research, TV General Programmes, TV Drama e TV Documentaries. Em cada uma delas será selecionado um programa vencedor que será exibido de 14 a 16 de junho, na Science Gallery, em Dublin. Os vencedores também vão ser apresentados em novembro, em Lisboa, no centro Ciência Viva.

Na categoria “New Media Productions” competem mais três produções portuguesas: “Fábrika, Ciência a Brincar” e “A Química das Coisas” (ambos da Universidade de Aveiro e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro) e “SDKids: SCIENCE DEMONSTRATIONS BY KIDS (Exploratório Centro Ciência Viva, Coimbra). Estão a concorrer com importantes produtoras europeias (da Itália, Irlanda, República Checa, Alemanha, Dinamarca, França),  sendo uma delas a BBC News.

Sobre o “Engenharia num minuto”

O projeto “Engenharia num Minuto”, que esteve no ar de outubro de 2011 a novembro de 2012, teve como principal objetivo disseminar o conhecimento científico junto de públicos mais vastos e não especializados, desmistificando a complexidade da ciência e da tecnologia e simplificando o conceito de engenharia.

Foram gravados 250 rubricas que deram a conhecer projetos, inovações, tecnologias e história do mundo que nos rodeia e que muitas vezes nos passa despercebido. O desafio dos 165 docentes e investigadores da FEUP que colaboraram no programa passou por conseguir “trocar por miúdos” algumas questões da atualidade (ex.: porque é que há umas casas que resistem aos sismos e outras não?), e ao mesmo tempo,  dar a conhecer as últimas novidades e curiosidades tecnológicas. Sempre com o requisito de nunca ultrapassar um minuto.

A rubrica foi transmitida diariamente na grelha da RTP Informação, na Rádio Nova e também no Público Online que se juntaram à FEUP na qualidade de media partners do projeto. O “Engenharia num minuto” surgiu assim como projeto de criação de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigido ao público em geral e de natureza não comercial, para difusão através da comunicação social.

A criação do programa com conteúdos científicos nasceu de uma candidatura da FEUP ao programa Media Ciência. O programa foi cofinanciado pelo FEDER através do QREN, Programas Fatores de Competitividade, COMPETE e por fundos nacionais através do Ciência Viva.