Programa de observação de aulas em debate na FPCEUP

Investigadores e Termalistur, lado a lado na busca de novos meios de estudar as aplicações da água termal.

Iniciativa desenrola-se na FPCEUP e conta com investigadores de todo o país.

No próximo dia 6 de fevereiro, sexta-feira, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) vai receber o Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica – a observação de pares como estratégia de melhoria [SIPAR] que irá contar com a presença de vários especialistas internacionais como Linda Hammersley-Fletcher da Manchester Metropolitan University.

A britânica falará sobre a observação de pares no Ensino Superior. O SIPAR tem como principais objetivos dar a voz a experiências de observação de pares desenvolvidas no Ensino Superior português, discutir o modelo de formação da observação de pares multidisciplinar e sensibilizar instituições de Ensino Superior Lusófonas para as potencialidades da Observação de Pares multidisciplinar.Este dia é uma iniciativa associada ao projeto “De Par em Par – multidisciplinar e interinstitucional”, e que decorre da experiência de observação de práticas letivas realizada por professores universitários, em curso na Universidade do Porto, desde 2009.

Recorde-se que a iniciativa “De Par em Par na U.Porto”, projeto de observação de aulas entre pares em curso na Universidade do Porto desde 2009, integra, desde 2013, a lista de cinco Projetos Inovadores no Domínio Educativo promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG),com o objetivo distinguir e apoiar iniciativas de instituições do Ensino Superior que visem a modernização do funcionamento e a melhoria do ensino e aprendizagem neste nível educativo.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Pode ver uma explicação sobre este projeto no vídeo de apresentação.