Investigação Física/FCUP

Iniciativa é aberta a investigadores de instituições de I&D nacionais que proponham uma ou mais tecnologias com potencial empresarial.

A Universidade do Porto vai ser um dos pontos de paragem do roadshow do Programa COHiTEC, evento que, ao longo do mês de novembro, vai viajar por todo o país em busca de projetos de base tecnológica desenvolvidos por investigadores de  instituições nacionais de I&D “com potencial para serem transformados em negócios de base tecnológica e de vocação global”.

Ao todo, a iniciativa vai passar por 18 instituições de ensino superior nacionais até final do mês. A primeira paragem na U.Porto decorre já esta quinta-feira, 6 de novembro, na Faculdade de Ciências (FCUP). Ao longo das próximas semanas, o COHiTEC vai ainda “visitar” a Faculdade de Engenharia (FEUP), no dia 12, e a Faculdade de Farmácia (FFUP), a 19 de novembro. Todas as sessões têm início às 17h00 e são abertas a toda  comunidade académica, mediante inscrição prévia.

“O investimento feito em ciência em Portugal não é consequente em termos de desenvolvimento económico. O objetivo do COHiTEC é inverter esta situação e contribuir para transformar a ciência desenvolvida nas nossas instituições de ensino superior em negócios globais, ao mesmo tempo que ajudamos a criar valor económico e social para o nosso país”, sublinha Pedro Vilarinho, diretor do Programa COHiTEC, em comunicado.

Esta iniciativa assinala assim a abertura do procesos de candidaturas à edição 2015 do Programa COHiTEC, a decorrer até 15 de janeiro do próximo ano. Os investigadores selecionados vão posteriormente usufruir de um período de formação de quatro meses (de 3 de março a 14 de julho) durante o qual vão desenvolverão projeto de negócios para a sua ideia, com o apoio de estudantes de gestão, mentores e consultores das universidades de Brown e North Carolina State. Em paralelo, irão trabalhar as diferentes temáticas ligadas à comercialização de tecnologias (gestão de equipas, geração de ideias de produto e serviço, propriedade intelectual, finanças e desenvolvimento de um plano de negócios)  através de sessões em sala e seminários.

No Porto, esta formação vai ter lugar sempre à terça-feira, de 14h30 às 20h00, na Porto Business School, a escola de negócios da U.Porto. No final do Programa, as equipas participantes terão a oportunidade de apresentar publicamente o seu projeto de negócios.