Voluntariado escolarA Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) vai acolher entre os dias 21 e 23 de julho a 38ª edição do Congresso anual do Movimento da Escola Moderna (MEM). um momento que pretende ser de mostra e de avaliação do trabalho realizado, ao longo do ano letivo nas escolas, na formação de professores e na investigação.

Este evento vai contar com a participação de algumas centenas de professores de todos os níveis de ensino – da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior – que, ao longo de três dias, vão apresentar cerca de 80 relatos de práticas profissionais e refletir sobre os grandes temas do ensino e da formação.

A sessão de abertura acontece às 10h00 do dia 21e será seguida da conferência “Os 50 anos do MEM e o futuro da educação escolar” proferida por Sérgio Niza. No dia seguinte a sessão plenária terá como tema “A produção de obras: atividade cultural guiada por projetos” e tem intervenções de Alexandra Cruz, Helena Silva, Marina Cunha e comentários de Assunção Folque.

No último dia, o painel será dedicado a'”O estudo crítico das práticas a partir da nossa escrita” e contempla  com intervenções de Ana Abrantes, Luís Mestre e comentários de Ivone Niza.

O Congresso inclui ainda uma exposição de trabalhos de alunos dos vários graus de ensino, resultado do trabalho curricular desenvolvido.

Mais informações aqui ou através do telefone 21 868 03 59.

Sobre o MEM

O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma Associação Pedagógica de Professores e de outros Profissionais da Educação. Criado nos anos 60, foi formalizado juridicamente em 1976. Os professores do MEM, atualmente oriundos de todos os graus de ensino, põem em prática, desde há quatro décadas, metodologias diferenciadas de trabalho pedagógico. Partilham com os seus alunos a gestão dos tempos, dos recursos e dos conteúdos escolares, para assim promoverem o envolvimento e a corresponsabilização desses alunos na sua própria aprendizagem, como prática de formação para a cidadania democrática e participada.