A primeira edição das Jornadas das Letras ocorre no Anfiteatro Nobre da FLUP, nos dias 23 e 24 de abril. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

O Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe, nos dias 23 e 24 de abril, a primeira edição das Jornadas de Letras. Ao contrário de outras iniciativas semelhantes, as Jornadas de Letras pretendem promover várias atividades multidisciplinares dentro do universo das Letras.

Do programa, destaca-se a palestra “Video-jogos como forma de arte” que convida uma oradora da Escola Superior de Educação e um especialista em Filosofia e Artes da Imagem, Patrícia Duarte e José Alberto Pinheiro, respetivamente. Além disso, vai ser debatida a “Ecoconsciencialização da cidade” com um investigador da Universidade Fernando Pessoa, formado na FLUP, Diogo Guedes Vidal, e João Rebalde, membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. “O centenário da aparição de Fátima” vai ser também tema de uma comunicação oral, promovida por Helena Vilaça, doutorada em Sociologia, e Luís Amaral, do departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da FLUP.

O segundo dia inicia pelas 10h00 com um workshop sobre competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego, iniciativa partilhada com a feira de emprego “FLUP: Rumo à Profissão”. A formadora é Manuela Pinto, do departamento de Ciências da Comunicação e Informação. No encerramento, sobem ao “palco” três oradores – Manuel Curado, ensaísta e filósofo português; João Teixeira Lopes, doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação; e Bruno Reynaud de Sousa, doutorado em Ciências Jurídico-Políticas – para a palestra “Space X – A colonização de Marte”.

Haverá ainda espaço para atuações musicais da Tuna Masculina da FLUP (CUCA), do Grupo de Fados da FLUP e da Tuna Feminina da FLUP (TFFLUP), ao longo dos dois dias.

As jornadas são organizadas pela FLUP e pelos seus estudantes através de vários grupos académicos, nomeadamente o Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto (NASP), o Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERI-UP), o Grupo de Ação Filosófica (GAF) e o Núcleo Académico de História da Universidade do Porto (NAHUP).

O programa completo pode ser consultado aqui.