Professores e alumni da U.Porto condecorados no Dia de Portugal 2015

Fernando Teixeira dos Santos, Francisco Laranjo, Arlindo Cunha, Fátima Cardoso e Francisco Manuel Lopes estão entre as 40 personalidades condecoradas este ano pelo Presidente da República.

Os professores da Universidade do Porto Fernando Teixeira dos Santos e Francisco Laranjo e os antigos estudantes Arlindo Cunha, Fátima Cardoso e Francisco Manuel Lopes estão entre as 40 personalidades que vão ser condecoradas no próximo dia 10 de junho, pelo Presidente da República, durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano terá lugar na cidade de Lamego.

Antigo Ministro das Finanças e da Economia, Fernando Teixeira dos Santos vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, uma das mais importantes ordens honoríficas nacionais. Licenciado em Economia pela FEP, onde é Professor Associado desde 1991, foi ainda Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças e presidente do Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Francisco Laranjo, Professor Catedrático e ex-diretor da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), será distinguido como comendador da Ordem da Instrução Pública. Formado em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (antecessora da FBAUP), é um dos mais reputados artistas plásticos portugueses da atualidade,  expondo individual e coletivamente um pouco por todo o mundo.

Entre os alumni distinguidos o destaque vai para o antigo ministro da Agricultura Arlindo Cunha, que vai receber a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola. Arlindo Cunha é licenciado em Economia pela FEP e preside atualmente à comissão vitivinícola Região do Dão.

A lista de condecorados ligados à Universidade completa-se com os nomes de Fátima Cardoso (médica e investigadora formada na Faculdade de Medicina e atual diretora do Programa de Investigação do Cancro da Mama e a Unidade da Mama do Centro de Cancro Champalimaud) e de Francisco Manuel Lopes (presidente da Câmara Municipal de Lamego, licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia), que serão agraciados como comendadores da Ordem de Sant’Iago da Espada e da Ordem do Infante D.Henrique, respetivamente.

Nota ainda para a homenagem que será prestada ao antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que será agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.