Museu da Oliveira e do Azeite, Mirandela

O projeto do Museu da Oliveira e do Azeite, em Mirandela, assinado por Manuel Graça Dias, é um dos finalistas.

Um total de 19 projetos portugueses, cinco dos quais da autoria de docentes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), estão na lista dos 420 finalistas do Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe, considerado um dos mais prestigados e importantes galardões europeus de arquitetura.

Divulgada no passado dia 16 de dezembro, a lista de projetos finalistas, oriundos de 36 países, inclui os nomes de 32 arquitetos portugueses. Entre eles incluem-se os de Francisco Vieira de Campos (pelo projeto do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas), Filipa Guerreiro (pelo projeto das Casas da Bouça das Cardosas), Manuel Graça Dias, (pelo projeto do Museu da Oliveira e do Azeite, em Mirandela), Eduardo Souto de Moura (pelo projeto do Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo) e Álvaro Fernandes Andrade (pelo projeto do Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho), todos eles docentes da FAUP.

Criado em 1987 pela União Europeia, o Prémio Mies van der Rohe é bienal e ascende a 60 mil euros. A edição deste ano do Prémio inclui ainda o Prémio Arquitecto Emergente, no valor de 20 mil euros, dirigido aos profissionais em início de actividade profissional, e, pela primeira vez, é implementado nesta edição o Young Talent Architect Prize (YTAP) que pretende “reconhecer os melhores projectos de arquitectura de final de curso e que permitirá aos seus autores estabelecer uma rede profissional com o vencedor, os finalistas e o arquitecto emergente. Podem participar neste prémio os estudantes de arquitectura do ano lectivo 2014-2015 de cerca de 40 universidades europeias”.

O júri irá anunciar a shortlist no final de janeiro de 2015.

Recorde-se que a primeira edição do Prémio Mies van der Rohe foi ganha pelo arquiteto e antigo professor da FAUP, Álvaro Siza, com o edifício Borges & Irmão, em Vila do Conde.

Mais informações aqui ou em www.miesarch.com