O workshop destina-se a professores que pretendam explorar as potencialidades do ensino da Filosofia junto dos alunos mais novos.

A Reitoria da Universidade do Porto recebe nos próximos dias 23 de fevereiro, 2 e 9 de março, um workshop de “Introdução à Filosofia com Crianças”, destinado a professores que pretendam explorar as potencialidades do ensino da Filosofia junto dos alunos mais novos.

Neste curso, os participantes vão poder conhecer as bases teóricas da disciplina de Filosofia com Crianças e, no final, deverão estar aptos para dar os primeiros passos na preparação e no desenvolvimento de uma sessão de diálogo filosófico com os seus alunos. Após a formação, os participantes vão receber também um conjunto de materiais para aplicar nas aulas: exercícios, jogos, histórias, desafios, dilemas e outros recursos pedagógicos.

O Curso de Introdução à Filosofia com Crianças tem por base o projeto “Filósofos a Brincar”, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de Matthew Lipman, Oscar Brenifier, Thomas Wartenberg, Peter Worley e Tim Kenyon. Estas experiências mostraram que a Filosofia com crianças pode fomentar o desenvolvimento das competências verbais e argumentativas, mas também ensiná-las a ouvir com atenção as outras crianças, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

O formador é Tomás Magalhães Carneiro, professor de Filosofia com Crianças, fundador do “Clube Filosófico do Porto” e formador de Pensamento Crítico.

Inscrições e mais informações através do e-mail [email protected].