Raquel Duarte é mestre e doutorada em Saúde Pública pelo ICBAS e pela FMUP, respetivamente. (Foto: DR)

Raquel Duarte Bessa de Melo, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), e os antigos estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP), João Sobrinho Teixeira e João Torres, integram a equipa de dez novos Secretários de Estado do XXI Governo de Portugal, que tomaram posse esta quarta-feira.

Médica especialista em Pneumologia e Saúde Pública, mestre em Saúde Pública pelo ICBAS e doutorada na mesma área pela FMUP, Raquel Duarte Bessa de Melo é o novo rosto à frente da Secretaria de Estado da Saúde. Coordenadora do Núcleo de Investigação em Doenças Infeciosas do ISPUP e Professora Auxiliar na FMUP, era, também, responsável na Direção-Geral da Saúde (DGS) pelo programa para a área da tuberculose, funções que desempenhava em paralelo com as de Coordenadora do Centro de Referência Nacional para a Tuberculose Multirresistente.

A tuberculose, é de resto, a principal área a que a nova secretária de estado tem dedicado a sua atividade clínica, docente e científica.  Membro de vários grupos de sociedades científicas europeias, a docente e investigadora integra destaca-se  igualmente pelo trabalho de longa data que tem dinamizado com Instituições governamentais e não-governamentais, nacional e internacionalmente (nomeadamente em África), que lidam com a resposta à tuberculose, HIV e desigualdades em saúde, com especial ênfase em populações-chave como os migrantes, sem-abrigo e pessoas que usam drogas.

João Sobrinho Teixeira é doutorado em Engenharia Química (Foto: João Girão/Global Imagens)

Entre os dez novos rostos líderes das Secretarias de Estado do Governo de Portugal encontramos também o nome de João Sobrinho Teixeira, doutorado em Engenharia Química pela FEUP (1999) que, aos 56 anos, acaba de assumir a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi, até há três meses, presidente do Politécnico de Bragança, cargo que ocupou nos últimos oito anos e onde leciona desde 1986. Entre 2008 e 2013, foi presidente do Conselho Coordenador dos Politécnicos, quando o ministro Manuel Heitor era secretário de Estado do Ensino Superior.

João Torres, 32 anos, é mestre em Engenharia Civil pela FEUP. (Foto: Egídio Santos)

João Torres, de 32 anos, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia em 2010 e é o novo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, uma novidade na remodelação feita pelo primeiro-ministro, António Costa, mas que já existiu no governo de António Guterres. Anteriormente, o alumnus da FEUP integrou já comissões parlamentares na Assembleia da República de áreas como Ambiente, Ordenamento do Território, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. É também um dos deputados do Partido Socialista (PS) na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

Para além dos dez novos secretários de estado, a remodelação governamental agora finalizada incluiu cinco reconduções e a criação de duas novas Secretarias. A cerimónia de tomada de posse, presidida pelo Presidente da República, decorreu esta quarta-feira, no Palácio de Belém.