FO

Maria de Fátima Outeirinho é Professora Auxiliar da FLUP, onde leciona nas áreas dos Estudos Franceses e da Literatura Comparada

Maria de Fátima Outeirinho, docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), vai ser distinguida com as insígnias de“Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques”, uma condecoração atribuída pelo Estado Francês a membros da comunidade educativa, docentes e não-docentes que se destaquem pelo seu contributo e envolvimento na divulgação da cultura francesa.

Maria de Fátima Outeirinho é Professora Auxiliar da FLUP, onde leciona nas áreas dos Estudos Franceses e da Literatura Comparada, tendo-se doutorado precisamente nesta última área de com uma tese sobre “O Folhetim em Portugal no Século XIX: uma nova janela no mundo das letras” (2003).

Integra o grupo Inter/transculturalidades no quadro do projecto Literatura e fronteiras do conhecimento: políticas de inclusão do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), no âmbito do qual desenvolve investigação, nomeadamente, no domínio da Literatura de Viagens, campo também de docência.

Tem como principais domínios de investigação a Literatura Comparada, Literatura e Cultura Francesas (Séculos XVIII e XIX), Relações Literárias e Culturais Portugal-França, Estudos sobre as Mulheres, Literatura de Viagens. É autora e organizadora de diversos estudos críticos nestes domínios.

A sessão tem início às 18h30, na sala de reuniões da FLUP. A entrada é livre.