Professora da FLUP lança livro sobre Sociologia da família e do género

DSC_7976

Isabel Dias é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Foto: DR).

Vai ser lançado no próximo dia 17 de fevereiro, o livro “Sociologia da Família e do Género”, da autoria de Isabel Dias, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Partindo dos contributos da Sociologia da Família e do Género, esta obra analisa dois objetos fundamentais: as dinâmicas familiares e as relações sociais de género nas sociedades contemporâneas.

O livro está organizado em três grandes partes: a primeira dá conta da identidade e das orientações epistemológicas da Sociologia da Família e do Género; a segunda é dedicada ao estudo de grandes temas desta área disciplinar; e a terceira incide sobre a problemática do género, socialização e construção de identidades, mobilizando-se para a sua análise quer as teorias sociológicas do género, quer as principais teorias feministas contemporâneas.

Trata-se de um livro que visa contribuir para uma formação ampla dos estudantes interessados neste domínio de especialização, fornecendo, também, elementos e conteúdos básicos aos profissionais que lidam diretamente com as questões da família e do género nos mais diversos contextos de intervenção, como é o caso dos sociólogos, assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, agentes da saúde e da justiça, entre outros.

Acima de tudo, esta obra pretende fornecer aos estudantes, académicos, profissionais e ao público, em geral, instrumentos teóricos, metodológicos e operacionais que lhes permitam analisar, de forma crítica e reflexiva, as relações familiares e de género nas sociedades atuais.

A sessão de lançamento terá lugar às 18h00 no auditório 2, do espaço atmosfera M.

Mais informações aqui.