Os leitores do livro são desafiados a impedir que o monstro Adamastor destrua a cidade do Porto. (Foto: DR.)

“Encontrar a espada do Infante D. Henrique e derrotar o temível monstro Adamastor que, passados mais de 600 anos, emerge do fundo do oceano e quer destruir a cidade do Porto!” – é este o grande desafio lançado pelo livro ‘Travel Guide for Kids – Porto – Época dos Descobrimentos’, uma obra especialmente dirigida a crianças e jovens, que pretende que o leitor tenha uma experiência divertida enquanto visita a cidade do Porto.

A autora é Soraia Ferreira, Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e consultora e formadora de comunicação empresarial na Yellow Pictures.. E a ideia surgiu porque queria oferecer um presente verdadeiramente especial à sua afilhada, Tatiana, por altura do seu primeiro aniversário.

Soraia Ferreira com a afilhada, que inspirou a criação do guia. (Foto: DR.)

A verdade é que a docente da FEUP sempre adorou histórias e a sua cidade, o Porto. Em 2012 escreveu o seu primeiro guia turístico interativo (TravelPlot Porto) como parte da sua investigação de Doutoramento em Media Digitais na U.Porto, onde investigou a aplicação do transmedia storytelling ao turismo. E desde aí que o ‘bichinho’ da escrita nunca mais desapareceu.

‘Travel Guide for Kids – Porto – Época dos Descobrimentos’, de forma bem resumida, desafia o leitor a passar por dez diferentes localizações, nas quais se pode passar o tempo necessário para descobrir todos os pormenores e especificidades e assim vencer o Adamastor. Dividido em três partes distintas –  história do Infante D. Henrique (I), informações históricas adicionais (II) e jogos relacionados com a respetiva história (III) – este guia turístico pode ser explorado tanto por miúdos como graúdos!

A primeira parte do livro é ideal para crianças mais novas, uma vez que possui pouca informação histórica e utiliza uma linguagem bastante simples. Já na segunda parte, a componente histórica é mais aprofundada.

Disponível em inglês e português na Amazon, o livro pode também ser encomendado em versão de bolso ou versão para Kindle.

Mais informações aqui.