Paula Gomes, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi recentemente nomeada como Representante Nacional na Divisão VII – Química e Saúde Humana, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC – International Union for Pure and Applied Chemistry).

A IUPAC é a autoridade mundial em terminologia e nomenclatura em Química, responsável pela atribuição e aprovação de nomes para novos elementos químicos a incluir na Tabela Periódica, e pelo estabelecimento de novos métodos padronizados de medição, de massas atómicas e de muitas outras grandezas e suas unidades. Estabelecida em 1919 com o objetivo global de unir a comunidade química internacional, então fragmentada, visando o avanço das Ciências Químicas, este organismo lidera o provimento de aconselhamento científico com vista à resolução dos mais críticos desafios sociais da atualidade, estando envolvida num amplo leque de atividades e iniciativas de elevado impacto, quer em Química, quer na Sociedade como um todo.

A nível da sua estrutura organizacional, a IUPAC integra várias Divisões, cada uma delas vocacionada para uma área específica de intervenção das Ciências Químicas. A Divisão VII, em que Paula Gomes irá estar integrada, tem como missão a promoção da Química Pura e Aplicada ao serviço da Saúde e do Bem-Estar.

As principais áreas de atuação desta Divisão incluem o desenvolvimento de novos fármacos, a padronização de métodos laboratoriais clínicos e a proteção contra substâncias potencialmente perigosas. Estes três eixos têm vindo a modernizar-se substancialmente ao longo dos últimos 20 anos, pelo que a Divisão VII tem, também, o papel de ajudar a IUPAC e a comunidade química internacional no acompanhamento da rápida evolução que se tem vindo a observar nas diversas áreas relacionadas com a Saúde.

Natural de Massarelos (Porto), Paula Gomes concluiu a Licenciatura em Química (ramo científico) em 1993, na Faculdade de Ciências da U.Porto, onde também realizou o Mestrado em Química. Foi também na FCUP que ingressou na Carreira Docente Universitária, em 1992, como Monitora. De 1997 a 2000, esteve equiparada a bolseira em Espanha, para realizar o seu Doutoramento na Faculdade de Química da Universidade de Barcelona, após o que regressou à FCUP, onde hoje é Professora Associada Agregada e coordenadora do grupo de investigação em Química Bioorgânica e Terapêutica “ORCHIDS“. É, ainda, responsável pelo Serviço de Síntese Peptídica da FCUP, membro da Comissão Executiva da Divisão de Química Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Química e Secretária da European Peptide Society. Mais informações aqui.