Professora da FCUP representa Portugal em autoridade mundial da Química

Paula Gomes, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi recentemente nomeada como Representante Nacional na Divisão VII – Química e Saúde Humana, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC – International Union for Pure and Applied Chemistry).

A IUPAC é a autoridade mundial em terminologia e nomenclatura em Química, responsável pela atribuição e aprovação de nomes para novos elementos químicos a incluir na Tabela Periódica, e pelo estabelecimento de novos métodos padronizados de medição, de massas atómicas e de muitas outras grandezas e suas unidades. Estabelecida em 1919 com o objetivo global de unir a comunidade química internacional, então fragmentada, visando o avanço das Ciências Químicas, este organismo lidera o provimento de aconselhamento científico com vista à resolução dos mais críticos desafios sociais da atualidade, estando envolvida num amplo leque de atividades e iniciativas de elevado impacto, quer em Química, quer na Sociedade como um todo.

A nível da sua estrutura organizacional, a IUPAC integra várias Divisões, cada uma delas vocacionada para uma área específica de intervenção das Ciências Químicas. A Divisão VII, em que Paula Gomes irá estar integrada, tem como missão a promoção da Química Pura e Aplicada ao serviço da Saúde e do Bem-Estar.

As principais áreas de atuação desta Divisão incluem o desenvolvimento de novos fármacos, a padronização de métodos laboratoriais clínicos e a proteção contra substâncias potencialmente perigosas. Estes três eixos têm vindo a modernizar-se substancialmente ao longo dos últimos 20 anos, pelo que a Divisão VII tem, também, o papel de ajudar a IUPAC e a comunidade química internacional no acompanhamento da rápida evolução que se tem vindo a observar nas diversas áreas relacionadas com a Saúde.

Natural de Massarelos (Porto), Paula Gomes concluiu a Licenciatura em Química (ramo científico) em 1993, na Faculdade de Ciências da U.Porto, onde também realizou o Mestrado em Química. Foi também na FCUP que ingressou na Carreira Docente Universitária, em 1992, como Monitora. De 1997 a 2000, esteve equiparada a bolseira em Espanha, para realizar o seu Doutoramento na Faculdade de Química da Universidade de Barcelona, após o que regressou à FCUP, onde hoje é Professora Associada Agregada e coordenadora do grupo de investigação em Química Bioorgânica e Terapêutica “ORCHIDS“. É, ainda, responsável pelo Serviço de Síntese Peptídica da FCUP, membro da Comissão Executiva da Divisão de Química Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Química e Secretária da European Peptide Society. Mais informações aqui.