Ruth Pereira é professora auxiliar da FCUP e investigadora integrada do CIIMAR-UP (Foto: DR)

Ruth Pereira, professora do departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), faz parte de uma equipa de investigação que esteve recentemente em missão na Antártida, no âmbito do projeto ReACT – Risk assessment in Fildes Peninsula improving knowledge towards environmental protection ACTions in the Antarctica, financiado pelo Programa Polar Português.

A equipa de investigadores, que inclui ainda Joana Pereira e Guilherme Jeremias, ambos da Universidade de Aveiro, conseguiu fazer um extenso desenho de amostragem dos solos e de lagos daquele território.

Trabalho dos investigadores incluiu um extenso desenho de amostragem dos solos e de lagos da Antártida. (Foto: DR)

Esta investigação vai permitir que, pela primeira vez, seja aplicado um esquema de avaliação de risco ambiental em regiões polares, constituindo um importante suporte para decisões futuras de proteção da Antártida.

A missão foi um sucesso, tendo em conta as limitações climatéricas que reduziram o tempo de permanência da equipa na base Chilena Julio Escudero, localizada na Ilha do Rei Jorge.

Sobre Ruth Pereira

Professora auxiliar da Faculdade de Ciências da U.Porto e investigadora integrada do CIIMAR-UP, onde lidera o grupo de investigação em Avaliação de Riscos: Interações Solo-Água, Ruth Pereira é autora de uma extensa atividade científica nos domínios da ecologia e ecotoxicologia de solos, avaliação de risco de áreas contaminadas e de novas substâncias químicas. Autora de cerca de 120 artigos científicos publicados em revistas ISI-WOS, livros e capítulos de livros,  coordenou/ participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, foi membro do painel de consultores científicos em Avaliação de Riscos, da Comissão Europeia, e representou a FCUP e na Aliança Europeia de Radioecologia.