Filme revisita as memórias da história piscatória portuguesa na Terra Nova.

“Um realizador parte a bordo do lugre Creoula rumo às Ilhas Selvagens para documentar a maior expedição científica portuguesa de sempre”. As palavras poderiam servir de genérico de “A Campanha do Creoula”, filme realizado por André Valentim Almeida, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), nomeado para a Competição Nacional do Doc Lisboa 2013, um dos principais festivais de cinema documentário internacional.

Produzido pela TVU., “A Campanha do Creoula” partiu de um convite feito ao realizador português em 2010, para documentar a maior expedição científica portuguesa de sempre às Ilhas Selvagens a bordo do Creoula. O resultado é uma viagem recheada de memórias da história piscatória portuguesa na Terra Nova, onde o tio do realizador foi capitão, o que o leva à descoberta do passado do seu país e do seu próprio passado.

André Almeida

André Almeida, de 36 anos, é Professor Assistente na FBAUP, estando atualmente a terminar o Doutoramento na área de Documentário Interactivo, no âmbito do programa UT Austin | Portugal. Para além da atividade de docência e investigação, teve  a seu cargo a coordenação científica de um programa de formação em vídeo e áudio na Agência Lusa e fez parte do primeiro grupo do UnionDocs Collaborative Studio (Brooklyn, EUA) de onde veio a ser o diretor do programa.

Como realizador, já viu o seu trabalho exibido no MoMA, Doclisboa, IndieLisboa, Carpenter Center for Visual Arts, TEDx Brooklyn entre outros eventos de relevo internacional. Para além de “A Campanha do Creoula”, realizou também “From New York with Love” e “Uma na Bravo Outra na Ditadura”.

O Doc Lisboa 2013 arrancou no passado dai 24 de outubro e prolonga-se até 3 de novembro (ver programa). A estreia mundial de “A Campanha do Creoula” está marcada para terça-feira, dia 29, às 18h45, no Teatro São Jorge (Sala Manoel de Oliveira). No dia 1 de novembro há nova exibição, a partir das 15h45, no Cinema City Alvalade (Sala 3). André Almeida estará presente em ambas as sessões.

Mais informações aqui.