Vladimiro miranda

Vladimiro Miranda

Vladimiro Miranda, diretor do INESC TEC e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi convidado para integrar o conselho científico do IRESEN – Institut de Recherche en Energie Solaire et Energies Nouvelles. Esta agência ligada ao Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos começou no ano passado a cooperar com o INESC TEC, em particular no lançamento do projeto SECRETS (Sustainable Energy Clusters REalized Through Smart Grids).

O IRESEN é uma instituição que funciona como gestor de fundos, definindo as linhas de investigação na área da energia e avaliando projetos que lhe são propostos por empresas e/ou centros de I&D. Em paralelo, opera como centro de investigação, promovendo projetos, em conjunto com universidades locais, procurando ir de encontro às necessidades do país.

Enquanto membro do conselho científico, Vladimiro Miranda vai propor recomendações estratégicas ao nível da investigação e desenvolvimento tecnológico em Marrocos, mas também avaliar as atividades de I&D para garantir a qualidade e rigor da produção científica do IRESEN. Entre outras atribuições, o diretor do INESC TEC terá ainda voz ativa na definição de iniciativas e estratégias políticas de investigação ou recomendação de parcerias, por exemplo.

O conselho científico do IRESEN é composto por nove membros com currículo associado ao tema das energias renováveis.