Pedro Nobre dá aulas na FPCEUP desde 2012 (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Pedro Nobre, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e – Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana, acaba se ser eleito presidente da WAS – World Association for Sexual Health, a maior associação internacional na área da saúde sexual a nível mundial.

A WAS conta com mais de 100 sociedades de países de todos os continentes. A eleição de Pedro Nobre, que integrava já o comité científico da associação, foi oficializada durante o congresso anual da WAS, que está a decorrer em Praga, na República Checa.

Natural de Moçambique, Pedro Nobre é doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. A lecionar na FPCEUP desde setembro de 2012, o docente e investigador trouxe consigo o SexLab (inicialmente criado na Universidade de Aveiro), um laboratório de investigação pioneiro a nível nacional na área da Sexualidade Humana.

Com diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da área da sexologia, o novo presidente da WAS recebeu já variados prémios internacionais, tendo também presidido, durante três anos, à Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

Recorde-se que a Universidade do Porto já tem uma parceria ativa com a WAS através do projeto World Database on Sexual Health (desenvolvido na FPCEUP). No futuro, espera-se que esta parceria possa ainda ser alargada no âmbito do novo Programa Doutoral em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, que deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2018/2019