José Silva Cardoso (à esquerda) é professor auxiliar da FMUP.

José Silva Cardoso (à esquerda) é professor auxiliar da FMUP.

José Silva Cardoso, professor do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi distinguido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia com o “Prémio Mérito SBC – Destaque Docente Internacional”. O galardão, atribuído apenas a “personalidades cimeiras da cardiologia Mundial”, visa reconhecer a influência do docente português junto da cardiologia brasileira e foi entregue por ocasião do 70.º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

José Silva Cardoso entende este gesto como um “ato de respeito e admiração pela Faculdade de Medicina, pela Universidade do Porto e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia”, instituições em cujo seio entende inserida a sua atividade profissional.

Com 60 anos de idade, este médico é responsável pelo Serviço de Cardiologia, integrado no Departamento de Medicina da FMUP, e ocupa, desde 2008, o cargo de Chefe de Serviço do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de São João. Coordena também a Unidade de Investigação em Ciências Cardiovasculares do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), desde 2012.

Autor de cerca de três dezenas de artigos publicados em importantes revistas científicas internacionais, soma no seu currículo a coordenação de projetos de investigação, diversas bolsas e prémios de mérito científico. É também revisor das revistas científicas ESC-Heart Failure, Heart Journal e Portuguese Journal of Pneumatology.