Professor catedrático da FMUP distinguido pela Ordem dos Médicos

Rui Nunes (Foto: DR)

Rui Nunes, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) , foi agraciado com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (OM), distinção conferida aos médicos que, “pela sua atividade e mérito pessoal, tenham contribuído relevantemente para a dignificação da profissão médica, da medicina em geral e da humanidade”.

Em comunicação à Direção da FMUP, o especialista em Bioética destacou “as magníficas condições” que lhe “proporcionaram ao longo das últimas três décadas e que permitiram o desenvolvimento de um projeto extraordinariamente gratificante”. Agradeceu também aos colaboradores que apontou como “essenciais nesta trajetória”.

Rui Nunes é professor catedrático e diretor do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da FMUP. É coordenador do Curso de Doutoramento em Bioética, do Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos e do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar, presidindo igualmente à Associação Portuguesa de Bioética. Foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde e publicou duas dezenas de livros sobre temas relacionados com a bioética, a saúde, a cultura e a sociedade.

A cerimónia de entrega decorreu no passado dia 27 de novembro, na Universidade de Lisboa, no âmbito do XVII Congresso Nacional de Medicina, tendo sido presidida pelo Bastonário da OM, José Manuel Silva.