Fernando Falcão Reis é professor catedrático da FMUP e Diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de São João. (Foto: Esfera das Ideias)

Fernando Falcão Reis, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio 2019-2020.

Licenciado (1978) e doutorado (1991) em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto, com agregação em Oftalmologia (1995), Falcão Reis é Professor Catedrático de Oftalmologia da FMUP (2005), onde é Regente da Disciplina de Oftalmologia do curso de mestrado integrado de Medicina e Diretor do Serviço de Oftalmologia.

Em paralelo com a carreira docente, é também Diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de São João (desde 2000). Entre os vários cargos que ocupou incluem-se ainda os de Consultor de Oftalmologia da carreira médica Hospitalar (1994)e Consultor da ARS-Norte para a área da oftalmologia.

A tomada de posse da nova direção da SPO teve lugar no passado dia 7 de janeiro. Segundo Fernando Falcão Reis, “os objetivos a curto prazo  passam por manter a Sociedade a funcionar com o mesmo dinamismo e eficiência que caracterizaram a atuação da direção anterior [liderada por Manuel Monteiro Grillo], mas tudo isto com uma equipa nova, e por consequência, com novas ideias”. Prioridades serão também a aposta na divulgação científica e a atualização dos estatutos da SPO.