Diogo Ayres Campos é professor e investigador do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUP

Diogo Ayres de Campos, professor e investigador do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e clínico no Centro Hospitalar São João, foi recentemente nomeado para presidir a Comissão Nacional para a Redução da Taxa de Cesarianas.

Esta comissão foi criada por despacho publicado em Diário da República para propor medidas para a redução da taxa de cesarianas em Portugal, que estava nos 36,6% em 2010.

A taxa de cesarianas em Portugal continua acima do que é considerado aceitável, sendo que “o uso pouco criterioso desta técnica acarreta riscos acrescidos de saúde para a grávida e o bebé”, lembra o especialista em Obstetrícia. Entre estes contam-se “o aumento da hemorragia e da infeção, e as anomalias na implantação da placenta em gestações futuras, que nalguns casos põem em risco a vida da mãe. Também para o recém-nascido existe maior risco de dificuldade respiratória, alergia e diabetes na infância”, acrescenta Diogo Ayres Campos.

Entre os objetivos da Comissão contam-se a elaboração de orientações técnicas sobre alguns procedimentos que afetam a taxa de cesarianas e a colaboração com as entidades governamentais na monitorização dos indicadores de saúde relacionados com o tema, nas propostas financeiras de contratualização com os hospitais do Sistema Nacional de Saúde, na formação dos profissionais de saúde nesta área e na divulgação pública dos riscos associados ao uso excessivo da cesariana.