Durante o período de liderança de António Ferreira, o Centro Hospitalar de São João recebeu diversos prémios de instituições públicas e privadas.

António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, antigo estudante e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai ser distinguido no próximo dia 16 de dezembro, com a Comenda da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República.

A insígnia será entregue pela mão do Ministro da Saúde, durante uma cerimónia conduzida por José Agostinho Marques (diretor da FMUP), a decorrer entre as 10h30 e as 11h30, na Aula Magna da FMUP.

Os primeiros signatários da proposta de atribuição desta distinção ao dirigente do Hospital de São João são o diretor da Faculdade, José Agostinho Marques, e o subdiretor, Nuno Montenegro. Juntaram-se-lhe outras figuras de destaque de diferentes quadrantes da sociedade: José Marques dos Santos (reitor da Universidade do Porto), José Manuel Silva (Bastonário da Ordem dos Médicos), Álvaro Laborinho (Juiz Conselheiro) e Manuel Pizarro (ex-secretário de Estado da Saúde), entre outros.

No documento lê-se que António Ferreira – que é licenciado e doutorado em Medicina pela FMUP, onde exerce funções como Professor Auxiliar Convidado – “foi um notável pedagogo e investigador de mérito excecional”, tendo iniciado, em 2007, ” um percurso de gestão de excelência desta grande instituição pública de saúde (Hospital de São João) que se tem tornado numa das mais prestigiadas do país”.

Durante o período de liderança de António Ferreira, o Centro Hospitalar de São João recebeu diversos prémios de instituições públicas e privadas, incluindo a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, a Grande Cruz da Ordem de Malta, e vários prémios de Saúde Sustentável e Boas Práticas em Saúde. Foi classificado repetidamente no primeiro lugar do estudo da Escola Nacional de Saúde Publica, mantendo-se em equilíbrio económico desde 2007.

Em 2013, António Ferreira recebeu o galardão de Líder na Administração Pública no âmbito da iniciativa Best Leader Awards promovida pela Leadership Business Consulting.