Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP.

Armando Mansilha, professor e investigador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito Secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).

A eleição decorreu na reunião do Conselho deste órgão, onde estão representados todos os países da UEMS. O docente da FMUP venceu a eleição por votação maioritária (23 votos) contra um candidato inglês (5 votos) e ocupará o cargo por quatro anos.

A Section and Board of Vascular Surgery da União Europeia de Médicos Especialistas tem a seu cargo a organização dos exames europeus da especialidade para atribuição do título de Fellow of the European Board of Vascular Surgery; a atribuição de créditos CME a eventos científicos de Angiologia e Cirurgia Vascular, organizados no âmbito do espaço geográfico da UEMS; a organização do European Registry of Vascular Centres, com dados nacionais e por departamento; a elaboração do “Core curriculum for Vascular Surgery” e “Training requirements in Vascular Surgery” e a criação do “European Board of Phlebology”.

Armando Mansilha é regente da Unidade Curricular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMUP, médico no Hospital São João e coordenador das Unidades de Angiologia e Cirurgia Vascular de duas instituições hospitalares privadas. Doutorou-se em 2005 com a tese “Polimorfismos Genéticos e risco de Trombose Venosa Profunda no Jovem” e detém, desde 2002, o título europeu de Especialista em Cirurgia Vascular. É membro de inúmeras Sociedades Científicas e um investigador profícuo, somando mais de 100 publicações em revistas indexadas e livros. Foi distinguido com 14 prémios e bolsas científicas, nacionais e internacionais.