Professor da FLUP preside a European Shakespeare Research Association

Rui Carvalho Homem, professor catedrático do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e coordenador do CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies), foi eleito recentemente presidente da European Shakespeare Research Association (ESRA).

ESRA  tem como objetivo promover o estudo da obra de Shakespeare e da sua ressonância na cultura europeia. Para tal, apoia a criação de redes de investigação, assegura a circulação de informação relevante para os propósitos investigativos dos seus membros e organiza congressos internacionais com periodicidade bienal.

A eleição de Rui Carvalho Homem teve lugar no passado dia 29 de junho, em Montpellier (França), durante a conferência bienal da ESRA, este ano dedicada ao tema “Shakespeare and Myth”. A equipa liderada pelo docente da U.Porto integra ainda outros investigadores especializados na obra de Shakespeare, oriundos de instituições como a Adam Mickiewicz University (Polónia) a Universidad de Murcia (Espanha), a Université Paul-Valéry Montpellier 3 (França), a Universität Basel (Suiça), o The Shakespeare Institute, University of Birmingham ou a University of Notre Dame in London (Reino Unido).

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Ingleses e Alemães) e doutorado em Literatura Inglesa, Rui Carvalho Homem dedica o seu trabalho de investigação e publicação a áreas como a literatura moderna inglesa, os estudos irlandeses ou a tradução literária. Como tradutor,  já publicou versões de várias obras de Shakespeare , Seamus Heaney e Philip Larkin.

Mais informações aqui.

• Tiago Barbosa

Muitos parabéns, foi um prazer tê-lo como Professor durante a minha licenciatura. É merecido!

• Inês Ramos

Foi uma honra ter tido aulas durante a Licenciatura e ter ido a Itália com este Professor! Finalmente começam a dar o devido mérito a talvez ao maior e melhor Shakesperianista da Europa e seguramente que eu conheço! E graças a ele posso dizer que conheci alguns!!!