José Meirinhos sucede a João Cardoso Rosas na presidência da Sociedade Portuguesa de Filosofia. (Foto: DR)

A lecionar na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) há mais de uma década, e com uma carreira ligada à investigação científica, José Meirinhos, Professor Catedrático da FLUP e membro do Instituto de Filosofia da U.Porto, foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) para os próximos dois anos, período em que vai liderar uma equipa constituída por membros de 11 instituições nacionais de investigação e ensino.

José Meirinhos será o décimo presidente na história da SPF, sucedendo no cargo a João Cardoso Rosas, professor da Universidade do Minho.

Além de professor de Filosofia Antiga e de Filosofia Medieval da FLUP, é também o diretor da licenciatura em Filosofia na mesma faculdade.

Entre março de 2008 e abril de 2017 foi diretor do Instituto de Filosofia da U.Porto, uma unidade de investigação que dirige a linha temática Medieval and Early Modern Philosophy.

Desde novembro do ano passado, José Meirinhos preside também a Sociedad de Filosofía Medieval, uma sociedade científica iberomericana empenhada no desenvolvimento e consolidação da investigação e do ensino da Filosofia Medieval.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Filosofia

Criada há 40 anos, a SPF é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a investigação, o ensino e a divulgação da Filosofia.

Além de participar no processo de revisão de programas de ensino da Filosofia no ensino secundário, a SPF realiza também projetos de investigação, conferências, cursos livres, encontros de professores e investigadores, e apoia e edita obras de interesse para a comunidade filosófica.