Jorge Gonçalves

Jorge Gonçalves foi Vice-Reitor para a Inovação e Desenvolvimento da Universidade do Porto durante oito anos.

O Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia (FFUP) e antigo vice-reitor da Universidade do Porto, Jorge Gonçalves, foi condecorado esta terça-feira, 14 de abril, pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, título que reconhece aqueles que se distinguem pelos “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Jorge Moreira Gonçalves é licenciado (1980) e doutorado (1991) em Ciências Farmacêuticas pela FFUP, faculdade onde cumpriu toda a carreira docente (dirigiu o departamento de Farmacologia entre 1996 e 2006) e da qual foi diretor entre 2001 e 2006. Nesse ano é convidado a integrar a equipa reitoral de José Marques dos Santos como Vice-Reitor para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Porto, cargo que ocupou até 2014.

Enquanto Vice-Reitor, teve um papel destacado na criação, crescimento e afirmação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a cuja direção pertenceu até ao final do mandato. Responsável pelo gabinete de Transferência de Tecnologia da U.Porto (UPIN) e um dos principais impulsionadores de iniciativas ligadas à promoção do empreendedorismo no seio da Universidade (apadrinhou, por exemplo, a criação do Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto – CEdUP) e à ligação da I&D da U.Porto com o setor económico, foi um dos responsáveis pela criação do programa de iniciação à investigação da U.Porto (IJUP), uma iniciativa pioneira em Portugal.

Participou ainda nos órgãos sociais de várias entidades de apoio à transferência de tecnologia e de criação de novas empresas, como o CENTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos), o INOVA.GAIA (Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia), o IDIT (Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), ou o IDARN (Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte).

Atualmente, Jorge Gonçalves é o coordenador da Plataforma Noroeste Global, uma plataforma de cooperação que junta várias universidades (Porto, Aveiro, Minho e Católica) e municípios (Braga, Guimarães, Porto e Aveiro) do Norte e Centro litoral, a par de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian ou a COTEC, tendo como missão aumentar a capacidade de inovação e internacionalização desta macrorregião.

O académico portuense foi uma das 12 personalidades ligadas ao Ensino Superior condecoradas pelo Presidente da República numa cerimónia realizada na sala das Bicas do Palácio de Belém. Para além de Jorge Gonçalves, Aníbal Cavaco Silva distinguiu mais oito personalidades com a Ordem da Instrução Pública, e três com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.