carlos pintassilgoCarlos Pintassilgo, professor do Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi convidado para assumir, durante os próximos seis anos, as funções de Chair do comité científico internacional da Europhysics Conference on Atomic and Molecular Physics of Ionized Gases (ESCAMPIG), uma das mais conceituadas conferências europeias na área da física de plasmas de descarga.

Apesar de se tratar de uma conferência europeia, que acontece de dois em dois anos, a ESCAMPIG conta com uma participação regular de colegas dos Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Brasil, Coreia e China, entre outros. O comité científico desta conferência, o qual Carlos Pintassilgo integra desde setembro de 2012, é constituído por doze membros em representação de todos os países da Europa.

O convite para assumir as funções de Chair do comité internacional surgiu em julho, durante a última conferência ESCAMPIG em Bratislava. “As minhas funções são essencialmente de coordenação do trabalho de todos os membros do comité, decisões finais, articulação com o local organizing commitee (LOC) de uma dada conferência”, explica Carlos Pintassilgo.

O investigador terá também “uma palavra a dizer no que diz respeito às sessões de abertura e encerramento da conferência, apresentação dos prémios mais importantes, e todos os momentos altos das conferências junto dos nossos parceiros europeus”.

Carlos Pintassilgo admite que a tradição de Portugal na área de física de plasmas poderá ter sido determinante para esta nomeação. “O prof. Carlos Matos Ferreira, antigo presidente do Instituto Superior Técnico, que entretanto já faleceu, foi um impulsionador desta área no nosso país”, recorda. De referir também que a ESCAMPIG já decorreu em Portugal por duas vezes: em Lisboa (1988) e em Viana do Castelo (2012).