DSC_9884vidal crop

Raul Vidal, Personalidade do Ano em Engenharia de Software.

Raul Vidal, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai receber o galardão de Personalidade do Ano em Engenharia de Software no próximo dia 29 de junho, às 14h30, no auditório da PT Inovação, em Aveiro. A cerimónia acontece no âmbito da Conferência Internacional “Trends 2015: Quality in Software Development and Services”, organizada pela INOVA-Ria.

O palco escolhido para a atribuição desta distinção ao professor Raul Vidal reúne um conjunto de personalidades com ligações ao universo das novas tecnologias e da qualidade do software, uma área em que o Diretor do Departamento de Engenharia Informática e Computadores da FEUP sempre valorizou. A atribuição do galardão de Personalidade do Ano 2015 em Engenharia do Software ao professor da FEUP surge “pelo seu empenho e liderança nesta matéria de grande importância para o setor TICE e para a economia nacional como um todo”.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP em 1972, Raul Vidal prosseguiu os estudos em Inglaterra concluindo o Mestrado em 1974 e mais tarde o Doutoramento, ambos na UMIST em Manchester em 1978. Os seus interesses profissionais sempre estiveram ligados à área da qualidade de software, melhoria de processos de software, fatores humanos em engenharia de software e empreendedorismo e inovação.

Membro do Grupo de I&D de Engenharia de Software da FEUP, que fundou e que liderou até 2008, Raul Vidal tem participado em vários projetos de I&D, nacionais e internacionais. Cofundador em 2009 da Strongstep, spin-off da Faculdade de Engenharia, na área da melhoria de processos e da qualidade de software. Entre 1986 e 1998, desenvolveu atividades de I&D no INESC TEC, sendo o responsável pelos projetos SIRTE e Redes de Supervisão de Centrais Telefónicas, tendo inclusivamente fundado em 1990 o grupo de Engenharia de Software, que liderou e onde esteve envolvido em vários projetos de I&D.

Coordenou, de Maio de 1992 a Dezembro de 1995, em representação da Reitoria da Universidade do Porto, a participação das instituições de I&D da Região Norte de Portugal, no âmbito de um projeto RECITE, envolvendo as regiões da Baviera, Norte de Portugal, Sevilha e Valência. De Maio de 1988 a Dezembro de 1992 foi delegado nacional efetivo no programa DELTA da comunidade europeia. Por convite expresso da CCE, integrou o “Requirements Board” do programa, tendo também integrado o grupo de peritos que efetuou a sua reavaliação e o painel de avaliadores que efetuou a avaliação final dos projetos aprovados na respetiva fase exploratória.

Raul Vidal foi um dos principais dinamizadores e coordenadores do processo de criação do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP em 1986. Foi dinamizador e coordenador do processo de reformulação do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica da FEUP em 1987, o mesmo aconteceu com o processo de criação da LEIC da FEUP em 1992/1993. Foi ainda coordenador da edição do MEEC realizada em 1990/1991 na Universidade da Madeira e um dos principais dinamizadores do processo de criação da Licenciatura de Engenharia de Sistemas e Computadores na Universidade da Madeira, em 1994, de que foi coordenador pedagógico até 1998.

Atualmente é Diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e Professor Associado, integrado na área disciplinar e de I&D de Engenharia de Software. Membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Porto desde julho de 2013 e membro do Conselho Científico da FEUP, desde julho de 2014. Integra, desde fevereiro de 2015, como Assessor Senior, o Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE) do INESC TEC.

É membro Sénior do IEEE, Membro do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie-Mellon, e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática).