FranciscoSodréBorges_300x200

Frederico Sodré Borges é o autor do livro “O Mundo dos Minerais através do Selos”. (Foto: DR)

No próximo dia 10 de maio, às 18h00, a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai acolher o lançamento do livro “O Mundo dos Minerais através dos Selos”, da autoria de Frederico Sodré Borges, antigo Professor Catedrático da FCUP e fundador do Museu de Mineralogia e do Museu de História Natural da FCUP.

Numa tarde de Verão, em 1974, o mineralogista, ao ler o Sunday Times, deparou-se com um anúncio de uma emissão de 14 selos da República do Botswana e decidiu encomendá-los. Pesquisas posteriores levaram-no a obter cada vez mais selos que ilustravam as várias feições dos minerais: a estrutura e forma cristalográfica, o uso, a génese, a procura e a exploração. Foi assim que surgiu a ideia de escrever um texto sobre a mineralogia básica, ilustrada por selos. É esse texto, escrito durante os anos 70, e editado pela U.Porto Edições, que agora apresenta.

A sessão de apresentação da obra será realizada por José Luís Santos, Professor Catedrático do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências e investigador na área da sensorização óptica, estando associado ao INESC TEC desde a sua criação. A sessão contará ainda com a presença de António Fernando Silva, diretor da FCUP, do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo e da Vice-Reitora, Fátima Marinho.

A entrada é livre.