Curta-metragem foi filmado em 2012 na Piscina das Marés, edifício desenhado por Álvaro Siza no início dos anos 60.

O filme “SIZÍGIA, da autoria de Luís Urbano, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), venceu o “Prémio Especial do Júri” na Competição LAB do 35º Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand (França), que se realizou de 1 a 9 de fevereiro de 2013.

Filmado em 2012 na Piscina das Marés, edifício desenhado por Álvaro Siza no início dos anos 60 do séc. XX, “SIZÍGIA” procura usar as imagens em movimento como um processo de investigação do espaço que explora as suas qualidades narrativas e o sentido de lugar criado pelo uso, os materiais, a luz e o som. O filme é a primeira de uma série de curtas metragens de ficção realizadas no âmbito do “Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74″, um projeto de investigação coordenado por Luís Urbano, juntamente com Alexandre Alves Costa, Professor Emérito da UP.

Esta é a primeira vez que um filme português ganha um prémio no Festival de Clermont-Ferrand, considerado o mais importante festival de curtas-metragens do mundo e o segundo maior festival de cinema em França, logo a seguir a Cannes. Dos 6.150 filmes que se candidataram ao festival, foram escolhidos 77 para a Competição Internacional e 30 para a Competição LAB. Dos 105 filmes portugueses que concorreram, apenas 3 foram selecionados.

Visto por cerca de 1.500 dos 150.000 espectadores espectadores que marcaram presença na edição desta ano do Festival de Clermont-Ferrand, SIZÍGIA integra agora a seleção de filmes premiados que será exibida em Paris, no Le Forum des Images, no dia 16 de fevereiro e em San Sebastian, Espanha, no Centro Cultural Tabakalera, de 25 de fevereiro a 2 de março.

Em outubro de 2012,  “SIZÍGIA” já tinha sido distinguido no Chile, com o prémio de melhor curta-metragem internacional de ficção no ARQUITECTURA FILM FESTIVAL 2012, o único festival de cinema e arquitetura da América Latina.