Livro de Pedro Leão Neto reflete a ligação entre arquitetura moderna e a fotografia a partir da obra do mais premiado arquiteto português. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) recebe no dia 6 de junho, quinta-feira, às 18h00, a sessão de lançamento do livro “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”, resultado do trabalho de pós-doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com orientação de Jorge Figueira (dARQ-FCTUC) e José Maçãs de Carvalho (dARQ, Colégio das Artes, FCTUC).

Organizado em sete capítulos, “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” propõe uma viagem visual pela obra do mais premiado arquiteto português, vencedor do prestigiado Prémio Ptritzker em 2002. Uma viagem que serve também de pretexto para uma reflexão profunda sobre temas como a relação umbilical entre o advento da arquitetura moderna e a fotografia; ou a fotografia como uma das coordenadas da teoria da arquitectura contemporânea.

Com este livro dá-se também início à primeira publicação do projeto de investigação MFDA-ARP, que teve início em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na FAUP, e tem como objetivo, entre outros, o de ajudar à internacionalização, divulgação e visibilidade dos espaços, formas, memórias e culturas da Arquitectura Portuguesa.

Capa de “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”. (Foto: DR)

O livro será apresentado pelo autor e por Jorge Figueira e José Maçãs de Carvalho, com a presença de Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitecturas.

Na mesma altura, decorrerá uma conversa em torno do tema “Fotografia e Arquitectura” e inaugurará a exposição complementar e homónima, patente até 31 de Julho de 2019.

O lançamento do livro e a exposição integram o programa de atividades do projeto de investigação Visual Spaces of Change e decorrem no âmbito da programação da Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019.

O projecto de investigação “Visual Spaces of Change”, AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).