Projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão

A maquete daquilo que será o “novo” Mercado do Bolhão (Imagem. DR)

O arquiteto Nuno Valentim, docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), vai coordenar a equipa externa, em conjunto com técnicos da Câmara Municipal do Porto, responsável pelo projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão.

A apresentação do projeto foi feita a 22 de Abril, numa sessão que contou com a participação do Presidente da CM Porto, Rui Moreira, do vereador do urbanismo, Manuel Correia Fernandes e de Nuno Valentim.

Projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão

O mercado de frescos vai continuar a ser um dos ex libris do Bolhão. (Imagem: DR)

O projeto para o Mercado do Bolhão prevê a existência de um “mercado de frescos no piso térreo, restaurantes e uma área com estruturas polivalentes no piso superior. Vai ter acesso direto à estação de metro, elevadores e uma cave técnica com acesso pela Rua de Alexandre Braga. Mas vai manter os vendedores que lá queiram ficar. E haverá até uma nova versão das cortinas que ajudam a afastar o sol dos produtos para venda, no piso superior”, conforme referido em nota no site da CM Porto.

Sem cobertura superior nem estacionamento, o “novo” Bolhão vai ter uma cobertura em vidro do piso térreo, onde ficará instalado o mercado de frescos, os talhos e as peixarias. Com características térmicas, esta cobertura permitirá controlar a temperatura e a ventilação do espaço.

O projeto tem um custo total previsto de 20 milhões de euros e será realizado no “menor prazo possível”.