José Augusto Rodrigues dos Santos subiu ao lugar mais alto do pódio na Taça do Mundo de Maratona 2018 em canoagem. (Foto: DR)

José Augusto Rodrigues dos Santos, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), venceu a prova para veteranos com mais de 70 anos, da Taça do Mundo de Maratona 2018 em canoagem.

O evento que decorreu, nas margens do rio Lima nos dias 26 e 27 de maio, contou com a participação de mais de 400 atletas em representação de 16 países. Portugal esteve em destaque ao conquistar 10 medalhas, duas na “Short Race”, corrida de curta distancia, e as restantes oito nas duras distâncias da maratona.

Aos 70 anos, o professor da FADEUP continua a dedicar-se à prática desportiva ao mais alto nível. (Foto: DR/Arquivo)

Natural do Porto, José Augusto Rodrigues dos Santos, de 69 anos (completa 70 este ano), fez parte da equipa nacional que, pela primeira vez, representou oficialmente Portugal em competições internacionais de canoagem. Com um percurso desde sempre ligado ao Desporto, foi atleta internacional de canoagem e basquetebol e treinador de remo, canoagem e futebol. Preparador Físico das seleções nacionais de futebol de Portugal (EURO’2000) e da Coreia do Sul (2003-2004), foi ainda treinador-selecionador e Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Canoagem.

José Augusto Rodrigues dos Santos é licenciado em Educação Física (1981) pelo ISEF / Instituto Superior de Educação Física  da Universidade do Porto (antecessor da atual Faculdade de Desporto) e Professor associado com agregação da FADEUP, onde coordena o gabinete de Desportos Náuticos da faculdade e é responsável pela lecionação da disciplina Optativa de Remo-Canoagem. Paralelamente, tem desenvolvido e dirigido vários trabalhos científicos e pedagógicos relacionados com o desporto.

O agora vencedor da Taça do Mundo de canoagem no escalão de veteranos aponta já a novos desafios. Em setembro deste ano, irá voltar a representar Portugal no Campeonato do Mundo que se vai realizar em Vila de Prado, Braga.