José Soares é responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Desporto da FADEUP. (Fotos: DR)

A exigência do mundo profissional e a necessidade de ter que estar constantemente disponível para a função profissional leva a que o trabalhador por várias vezes se encontre numa “encruzilhada” entre a vida profissional e a vida pessoal, o bem estar e o descanso. Foi para ajudar a resolver estes dilemas que nasceu Reload, título do mais recente livro de José Soares, Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Através desta obra pretende-se ajudar o trabalhador comum a enfrentar e resolver situações relacionadas com a pressão constante para a obtenção de resultados que impera no mundo profissional, e que leva, em muitos casos a situações de stress laboral e de burnout.

Baseada nos 4 «R» da performance: – Recover, Refuel, Rethink e Reenergize, a nova obra do docente da FADEUP tenta aplicar o conhecimento adquirido pelo autor no mundo do desporto ao mundo laboral e corporativo com uma abordagem “Science based”, que ajude a melhorar as diferentes vertentes da vida do trabalhador. Para tal, o método proposto baseia-se no saber recuperar, manter a energia, repensar e reanalisar o stress e o cansaço e ainda em repor as reservas de energia.

A importância dada ao tema da performance no trabalho tem vindo a ganhar notoriedade, como demonstram as palavras de Jorge Carneiro, Presidente da SAGE Brasil & América Latina: “O tema da performance individual e das equipas é hoje um aspeto crítico nas organizações. Como sermos mais produtivos e, simultaneamente, mais equilibrados do ponto de vista pessoal e profissional é o desafio de cada um de nós.”

A primeira apresentação de Reload decorreu na Porto Business School, no Porto, no dia 17 de abril. Dois dias depois, o livro foi apresentado no Deloitte Hub, em Lisboa.

Sobre José Soares

Licenciado, mestre e doutorado em Ciências do Desporto pelo Instituto Superior de Educação Física (atual Faculdade de Desporto da U.Porto),  José Soares, 56 anos, é Professor Catedrático de Fisiologia na FADEUP, onde é o responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Desporto. Com uma vasta experiência na melhoria da performance em pessoas e equipas, seja no contexto do desporto de alto rendimento, seja em ambiente corporativo, é autor de cerca de 70 artigos científicos em revistas internacionais peer reviewed, tendo participado como conferencista convidado em mais de 200 reuniões científicas nacionais e internacionais. Assina ainda vários livros sobre temáticas ligadas ao desporto e à fisiologia, entre os quais Running. Muito mais do que correr, lançado em 2015.