Filipe Almeida (FMUP) e Papa Francisco

O médico e docente universitário tomou posse numa cerimónia que ocorreu em Roma, a 5 de março. (Foto: DR)

Filipe Almeida, professor e diretor do Departamento de Educação e Simulação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi escolhido pelo Papa Francisco para integrar a Academia Pontifícia para a Vida (APV) na qualidade de consultor.

O médico e docente universitário tomou posse das suas novas funções numa cerimónia que ocorreu em Roma, a 5 de março, durante a 21.ª Assembleia Ordinária da referida Academia.

A Academia Pontifícia para a Vida é um órgão da Santa Sé que tem como principais objetivos “estudar, informar e formar sobre os principais problemas de biomedicina e de direito relativos à promoção e à defesa da vida”, empenhando-se “sobretudo na relação direta que estas questões têm com a moral cristã e as diretivas do Magistério da Igreja”.

Para além dos cargos ocupados na FMUP, Filipe Almeida trabalha no Centro Hospitalar de São João como Assistente Hospitalar de Pediatria e é especialista em Pediatria e em Cuidados Intensivos Pediátricos. Dirige a Comissão de Ética e o Serviço de Humanização existente neste hospital.

Tem-se destacado a nível nacional como diretor do Centro de Estudos de Bioética, sendo também membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, entre outras atribuições.

É ainda presidente, desde 2007, da Comissão para a admissibilidade e colheita de órgãos para transplantação a partir de dador vivo.