José Pedro Sarmento (à direita) foi distinguido durante o o II Congresso Internacional Mercado Desportivo no século XXI, onde participou como palestrante. (Foto: DR)

José Pedro Sarmento, Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi galardoado com o prémio prestígio TEMPUS OPTIMUM, na categoria de Ciências, atribuído no âmbito do II Congresso Internacional Mercado Desportivo no século XXI, que decorreu entre 23 e 25 de maio, em Gdansk, na Polónia.

A atribuição desta distinção visou, segundo a organização, encabeçada pela Akademia Wychowania Fizycznego i Sportu, premiar o docente FADEUP pela sua “excelente contribuição científica e pela sua ação no desenvolvimento da gestão desportiva a nível mundial”.

O professor da FADEUP esteve reunido com o Prémio Nobel da Paz, Lech Walesa. (Foto: DR)

Ainda durante a visita à Polónia, José Pedro Sarmento reuniu com o antigo presidente da Polónia, ativista dos Direitos Humanos e Prémio Nobel da Paz em 1983, Lech Walesa, com quem conversou sobre o desporto atual.

José Pedro Sarmento é docente da FADEUP desde 1980, sendo, atualmente, coordenador do Gabinete de Gestão Desportiva e Diretor do 2º Ciclo em Gestão Desportiva. Leciona Gestão das Organizações Desportivas e Metodologia da Gestão Desportiva, no 1º ciclo em Ciências do Desporto e Gestão de Instalações Desportivas e Desenvolvimento Organizacional no 2º ciclo em Gestão Desportiva.

Ao longo da sua carreira passou também, enquanto dirigente, pela Federação Portuguesa de Hóquei, pela Associação Portuguesa de Gestores de Desporto e pelo Académico Futebol Clube, a que preside atualmente.