Pedro Amorim e Bernardo Almada-Lobo

Pedro Amorim e Bernardo Almada-Lobo são cofundadores da LTPlabs, uma spin-off do INESC TEC (Foto: DR)

Bernardo Almada-Lobo, administrador do INESC TEC, e Pedro Amorim, coordenador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, ambos professores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e cofundadores da LTPlabs, spin-off do INESC TEC, realizaram, no passado dia 9 de abril, em Orlando (EUA), o exame para obter o Certified Analytics Professional (CAP®), uma das mais importantes certificações profissionais a nível internacionais na área de Analytic, Há apenas 350 pessoas certificadas no mundo, sendo a sua maioria proveniente dos EUA e Canadá.

Esta certificação, conseguida durante a conferência “Informs Conference on Business Analytics & Operations Research”, garante às empresas um meio fiável para identificar e recrutar recursos humanos de topo na área de analytics, e permite acordar e estabelecer standards para a profissão.

O exame abrange sete áreas da prática de analytics: enquadramento do problema de negócio, identificação do problema de analytics, dados, seleção da metodologia (abordagem), criação de modelo, implementação e modelo de gestão do ciclo de vida.

“A dificuldade do exame tem que ver com a abrangência dos temas tratados. Estando em voga a área de analítica empresarial (business analytics), é fundamental que empregadores e clientes tenham confiança nas competências das pessoas com quem interagem”, afirma Bernardo Almada-Lobo.

O exame não constitui o único critério.  A obtenção do CAP depende também da adesão ao código de Ética, mestria efetiva em soft skills, experiência e formação em analytics.